Aplicativo móvel: seu negócio precisa de um?

200 bilhões de downloads de aplicativos foram feitos no Brasil em 2018. Pronto para criar o seu app?

Um aplicativo móvel (ou app) é um software desenvolvido para funcionar em um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, por exemplo. Pode ser disponibilizado para Android, em celulares e tablets de fabricantes como Samsung e Motorola, e para iOS, nos iPhones e iPads da Apple. Praticamente tudo que você utiliza no celular é um aplicativo: e-mail, redes sociais, navegador de internet, streamings de músicas, vídeos e até mesmo a câmera. Segundo a FGV, o Brasil já tem, oficialmente, mais smartphones que habitantes. Isso significa mais de 200 milhões de dispositivos ativos, alimentando um mercado crescente de assinatura de serviços digitais. Além disso, o uso crescente de smartphones e tablets em detrimento de computadores deixa bem claro: nunca houve um momento em que as pessoas fossem tão dependentes de aplicativos.

Os apps já são o principal produto de milhares de negócios que já nasceram totalmente digitais. Empresas como Uber, iFood, Airbnb, Spotify e Nubank tem dois aspectos em comum: elas valem bilhões e seus produtos são um app.

Em negócios tradicionais, os apps também já são um meio poderoso para escalabilidade e aumento da lucratividade dos negócios. O Magazine luiza, por exemplo, se tornou uma das 30 marcas mais valiosas do mundo e aumentou seu lucro em 56% após iniciar suas vendas por meio de loja online e aplicativo.

Muitas outras empresas têm transformado o seu negócio através da tecnologia. Será que é de um app que o seu negócio precisa para se reinventar?

Porque um app?

  • Clientes podem acessar seu serviço de qualquer lugar, a qualquer hora, online ou offline
  • Clientes se beneficiam dos recursos de seus dispositivos, como sensores, microfones, gps, leitor de digital e câmeras
  • Cliente e empresa podem acessar facilmente dados armazenados no dispositivo, como documentos, fotos ou vídeos (mediante permissão)

O que um app pode fazer pelo seu negócio?

  • Impulsionar suas vendas e fidelizar os clientes que você já tem
  • Implantar canais de atendimento digital, diminuindo custos e aumentando a eficiência da equipe
  • Potencializar a obtenção de novos clientes
  • Fortalecer sua marca e torná-la mais competitiva

Muitas soluções de software desenvolvidas atualmente foram desenvolvidas para funcionar quase que exclusivamente pelo celular, ou seja, muitas empresas lançaram produtos e sistemas para que você use exclusivamente no seu celular. Muitas vezes o sistema não possui versão web, ou seja, uma versão acessível pelo navegador do seu computador, ou até quando possui é uma versão resumida que não possui todos os recursos que a versão mobile possui.

Mas você saberia então dizer porque muitas empresas preferem um APP e não um sistema web ou site? Abaixo iremos elencar alguns dos que acreditamos ser os principais motivos pelo crescimento dos APP’s em relação a sistemas web e sites no Brasil.

Porque um app e não um sistema web ou site?

  • Os brasileiros passam em média mais de três horas por dia usando o celular
  • ¼ dos usuários de mídias digitais acessam a internet exclusivamente pelo smartphone
  • A venda de dispositivos móveis no brasil é cerca de 2700% maior que a venda de computadores e notebooks
  • O número de conexões de internet em dispositivos móveis já é 11 vezes maior do que em dispositivos desktop

“Então, um aplicativo é melhor que um site ou sistema web?”

A resposta é: depende!

Classificar um tipo de produto simplesmente como ‘melhor’ ou ‘pior’ pode nos levar a uma visão equivocada. Cada negócio tem necessidades e objetivos específicos, que podem ser atendidos de várias maneiras através de tecnologias variadas. A escolha por um aplicativo em detrimento de outra tecnologia deve ser estratégica, e é assim que a Vibe trabalha: direcionando todo o processo de inovação tecnológica para o cumprimento de metas de negócio.

Imagine que sua meta é escalar seus serviços. A própria natureza da prestação de serviços dificulta o processo de expansão, que costuma vir com altíssimos custos e um prazo longo para começar a operar. Muitas empresas ambicionam oferecer seus produtos para um número muito maior de pessoas, mas encontram limitações na hora de atender todos esses clientes: como oferecer suporte, tirar dúvidas e estar presente em tantas localidades ao mesmo tempo, sendo eficiente e obtendo lucro? Não é uma tarefa fácil, mas, hoje mais do que nunca, é uma tarefa possível se trabalharmos com a tecnologia a nosso favor!

Em 2013, um empresário colombiano enxergou uma oportunidade no tradicional sistema bancário do Brasil. Em 2014, o banco idealizado por ele começa a operar totalmente online, através de um app. Apenas 4 anos depois, esse banco conseguiu um feito que nenhum outro banco brasileiro jamais alcançou: atende clientes em 100% das cidades do país. O serviço oferecido pelo app escalou a ponto de atender os mais de 2.000 municípios que não possuem nenhuma agência bancária em seu território. Essa é a história do Nubank, um banco totalmente digital que hoje figura no topo da lista de cartões de crédito mais competitivos do mercado e fez com que bancos com mais de 200 anos de existência mudassem toda sua operação para atender às novas expectativas do público. Transformação digital é isso: muda a nossa forma de consumir e revoluciona setores tradicionais do dia para a noite. Pronto para seguir o exemplo e revolucionar o seu negócio também?

CONSULTE UM

ESPECIALISTA

A Vibe pode ajudar você!
Preencha seus dados abaixo e diremos como:

ONDE NOS

ENCONTRAR