Criação e expansão do portal de crédito do Banpará

Implantação e evolução do portal de crédito, um plataforma centralizada para a gestão de crédito do Banco do Estado do Pará.

Desafio

Em meados de 2011, o Banpará desejava realizar melhorias eu seu sistema de crédito, para substituir o sistema utilizado, na época, totalmente desktop.

O primeiro grande desafio desse projeto foi um desafio de negócio: o sistema antigo possuía muitas regras no código fonte, mas o entendimento das rotinas de processamento não era sólido. As regras não estavam documentadas e os stakeholders não possuíam total domínio do assunto. Isso dificultaria um processo de reconstrução destas rotinas, gerando um alto risco de impacto sobre a atualização do saldo das parcelas dos contratos vigentes.

Superado esse primeiro desafio, ainda existiam linhas de crédito que só eram possíveis de serem contratadas através do sistema antigo, o que ocasionava a utilização de dois sistemas e muitos conflitos na gestão. Era necessário que o processo de contratação fosse unificado e que todas as linhas passassem a ser efetivamente contratadas através do Portal de Crédito.

Resultado

Junto à equipe de negócios do banco, desenvolvemos e implantamos o Portal de Crédito, um sistema web robusto, desenvolvido com tecnologias modernas e de forma distribuída, que visava centralizar o processo de contratação de crédito das linhas de consignado em um só canal. Após estudo, a Vibe propôs uma arquitetura híbrida: o processamento de todas as regras de cálculo foram mantidas em um módulo separado e específico para o processamento, preservando a base de dados do sistema anterior, porém migrando todas as transações de contratação para uma arquitetura orientada à serviços, permitindo, inclusive, que a contratação de operações de crédito fossem realizadas em novos canais, como internet banking  e terminais de auto atendimento.

Com a nova arquitetura, foi possível migrar as demais linhas de crédito para o Portal de Crédito, eliminando a realização das contratações através da ferramenta antiga.

CONSULTE UM

ESPECIALISTA

A Vibe pode ajudar você!
Preencha seus dados abaixo e diremos como:

ONDE NOS

ENCONTRAR