Descubra o poder de escalabilidade de uma plataforma digital

Nos últimos anos ocorreu uma proliferação de aplicativos web. Sua grande popularidade se dá principalmente devido sua facilidade de uso: eles são acessíveis por qualquer pessoa com um navegador conectado à internet, eles atendem às necessidades dos usuários de dispositivos móveis (o que é importante, uma vez que os smartphones são agora a principal forma de acesso à internet), e eles podem ser implantados rapidamente e com quase sempre sem nenhuma instalação necessária do usuário.

Imagine que sua meta é escalar seus serviços. A própria natureza da prestação de serviços dificulta o processo de expansão, que costuma vir com altíssimos custos e um prazo longo para começar a operar. Muitas empresas ambicionam oferecer seus produtos para um número muito maior de pessoas, mas encontram limitações na hora de atender todos esses clientes: como oferecer suporte, tirar dúvidas e estar presente em tantas localidades ao mesmo tempo, sendo eficiente e obtendo lucro? Não é uma tarefa fácil, mas, hoje mais do que nunca, é uma tarefa possível se trabalharmos com a tecnologia a nosso favor!

Em 2013, um empresário colombiano enxergou uma oportunidade no tradicional sistema bancário do Brasil. Em 2014, o banco idealizado por ele começa a operar totalmente online, através de um app. Apenas 4 anos depois, esse banco conseguiu um feito que nenhum outro banco brasileiro jamais alcançou: atende clientes em 100% das cidades do país. O serviço oferecido pelo app escalou a ponto de atender os mais de 2.000 municípios que não possuem nenhuma agência bancária em seu território. Essa é a história do Nubank, um banco totalmente digital que hoje figura no topo da lista de cartões de crédito mais competitivos do mercado e fez com que bancos com mais de 200 anos de existência mudassem toda sua operação para atender às novas expectativas do público. Transformação digital é isso: muda a nossa forma de consumir e revoluciona setores tradicionais do dia para a noite. Pronto para seguir o exemplo e revolucionar o seu negócio também?

Como trabalhamos?

Ideação

A ideação é o momento que nós mergulhamos no seu produto e viramos profundos entendedores do seu negócio.

Neste processo, utilizamos técnicas de ideação como “lean inception” e “product backlog building”, dois métodos de definição de produto, desenvolvidos por dois brasileiros, que nos ajudam a identificar o problema, os usuários, a solução, e por fim do produto final.

Neste processo nos identificamos também o que chamamos de MVP, ou produto mínimo viável, em português, que nada mais é que uma primeira versão do seu app que entregue grande valor para o seu negócio e possa ser desenvolvida no menor tempo e custo possível. É importante falar que nessa etapa podemos identificar mais de um MVP, porém o planejamento do desenvolvimento destes MVP`s apenas é feito na etapa de produtização. (talvez colocar um exemplo, ou puxar para um artigo de MVP)

Produtização

Após o processo de ideação, as funcionalidades do produto já estão mais claras, e com isso nós iremos planejar o desenvolvimento do seu produto, mas antes nós passamos por um processo de refinamento, para validar se as funcionalidades definidas de fato irão agregar valor ao seu negócio. Esta etapa é fundamental, pois neste momento podemos identificar que uma funcionalidade não é necessária ou que uma nova funcionalidade não prevista será necessária. Também podemos alterar a priorização do desenvolvimento das funcionalidades, como por exemplo, se identificarmos que uma funcionalidade não priorizada entregará mais valor em relação a outra funcionalidade priorizada inicialmente.

Com a revisão pronta nós analisaremos o tamanho de cada MVP, caso haja mais de um, e definiremos um cronograma/roadmap de entrega do produto.

Depois disso o que vem? Nós dividimos a entrega de cada MVP em algumas entregas curtas, geralmente com períodos de 1 a 2 semanas, mas para que isso? Para que você possa acompanhar cada funcionalidade implementada e nos ajudar a validar cada etapa, assim garantimos mais qualidade para o produto final.

Lançamento e implantação

Está sem dúvida é a etapa mais aguardada por você, por isso trabalhamos de forma ágil, para que o seu produto seja lançado logo e você comece a decolar o seu negócio.

Nesta etapa nós cuidamos de tudo para você, ou seja, após a etapa de produtização estar concluída e você ter validado o app, nós iremos disponibilizá-lo nas lojas virtuais, apple store e google play para seus clientes começarem a baixar e sair usando o seu aplicativo.

Acompanhamento e evolução

Esta etapa muitas vezes é esquecida por muitas empresas que desenvolvem aplicativos ou sistemas web, mas acredite, eu diria que ela é etapa mais importante do processo, afinal, o seu aplicativo foi construído para seus clientes e não para você e é justamente nesta etapa que nos iremos acompanhar o comportamento deles utilizando o seu aplicativo, assim poderemos gerar novos insights para aperfeiçoar ou até mesmo gerar novas ideias para o lançamento de novos produtos

Um aplicativo da web oferece às empresas uma maneira flexível e econômica de atender esta necessidade, que vai desde oferecer uma versão simplificada de seu sistema interno para aumentar a eficiência de funcionários remotos ou em viagem, passando por uma ferramenta interativa para ajudar a fidelizar a marca com seus clientes, até um produto que monetiza e gera valor por si só.

CONSULTE UM

ESPECIALISTA

A Vibe pode ajudar você!
Preencha seus dados abaixo e diremos como:

ONDE NOS

ENCONTRAR